Na agricultura os microrganismos de solo têm um papel bastante especial, dentre eles as micorrizas têm um papel de destaque. Os microorganismos do solo são importantes para a ciclagem de nutrientes, a manutenção da qualidade do solo, o desenvolvimento e produtividade das plantas.
As micorrizas são fungos de solo benéficos, estão presentes em praticamente todos os solos do mundo e realizam associação simbiótica com as plantas vasculares terrestres. A associação simbiótica entre micorrizas e plantas acontece a mais de 400 milhões de anos, é altamente especializada e lucrativa para ambas as espécies. Na simbiose as micorrizas para se desenvolverem recebem energia da planta e em contrapartida as micorrizas aumentam o acesso e absorção de água e nutrientes e os transferem para as plantas, ou seja, as micorrizas fazem o papel similar e auxiliam as raízes no solo.

Mais de 80% das plantas cultivadas para expressarem o seu potencial genético produtivo são dependentes da associação micorrízica, mas os benefícios das micorrizas na agricultura são muitos e vão da melhor nutrição e desenvolvimento das plantas, a melhor resposta a estresses bióticos e abióticos e a melhoria da estruturação e qualidade do solo.
As micorrizas são mais eficientes que as plantas no acesso a água e nutrientes, elas possuem estruturas muito finas e compridas chamadas de hifas que ampliam a área de solo explorada para além da rizosfera e vão a nível de microporos dos solos, espaços estes inatingíveis pelas raízes. Desta forma, ampliam o acesso e absorção de água e nutrientes (N, P, K, Zn e Cu).
Além disto, as micorrizas são muito eficientes em transferir a água e nutrientes que absorvem para as raízes das plantas. Devido a este auxílio das micorrizas as plantas são melhores nutridas, aumentam a sua capacidade fotossintética, se desenvolvem melhor, apresentam maior tolerância a estresses, principalmente, ambientais e possibilitam melhoria da produtividade dos cultivos. Mas os benefícios da associação simbiótica micorrizas plantas vão além da questão produtiva, a maior micorrização possibilita a ampliação da atividade microbiológica do solo, a maior atividade enzimática do solo e a melhoria da estabilidade dos agregados do solo, ou seja, a micorrização amplia a bioatividade do solo e por este motivo tem forte expressão sobre a ecologia do solo, o bem mais precioso para a atividade agrícola.
A TIMAC Agro, empresa especialista em nutrição de plantas e animais do Grupo Roullier, lançou o fertilizante sólido INRIZZA com a exclusiva tecnologia “MCZ”, que através da nutrição da planta ativa as micorrizas nativas do solo, aumentando o alcance da raiz para além da rizosfera, facilitando o acesso a água e nutrientes e ampliando a bioatividade do solo.
Saiba mais no Podcast da TIMAC Agro.
Entre em contato conosco para conhecer mais.
Fonte: Toda Matéria, Grupo Roullier.
Agende agora uma visita sem custo com um de nossos 1.100 Consultores Técnico Comerciais a campo, em qualquer lugar do Brasil e receba uma recomendação personalizada e tenha acompanhamento profissional em sua propriedade!
Agendar Visita